sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Texto: Apoie Certo


Hoje durante uma das entrevistas que fiz, tive um exemplo claro de erro que praticamos muito em nosso dia-à-dia  ao oferecermos apoio. É isso mesmo, até o apoio pode cavar um buraco pra quem nós achamos que estamos estendendo as mãos. Mas como assim? Pois bem, vamos lá.

Quando alguém está passando por uma dificuldade ou tomando atitudes que você não gostaria e somos muito próximos a essa pessoa, logo corremos para dizer: - "Olha, eu sempre estive aqui para te apoiar, por que você está fazendo isso?". Pronto, você acabou de dar uma pá para essa pessoa, resumidamente você acabou de dizer assim, eu sou tão bom para você e você ainda faz isso comigo. Tornando a pessoa não merecedora de você e muito menos do seu apoio.


"As vezes ajudar significa simplesmente ouvir,
sem julgamento,sem conselho."


Estender as mãos é: "O que você e eu podemos fazer?", ou ainda, simplesmente estar ali, sem julgar, buscando entender e respeitando principalmente a diferença do outro. Deixe claro que você quer fazer parte da solução, que está ali não para medir as atitudes tão pouco para critica-las. Nada pior do que não estar bem com você e ouvir: "Isso logo vai passar.", "Todo mundo já passou por isso, você consegue.", "Eu já passei por isso, você tira de letra"...

Tão importante quanto não julgar é evitar os porquês, eles são tão prejudiciais quanto o julgamento, nos levam direto para as nossas crenças, e essas são nossas maiores limitadoras. "Por quê você faz isso com você mesmo?", a partir daí vem, "Ah, eu não sou tão (Bom, esperto, rápido, ou qualquer coisa)...", como resposta, cada "porquê" evitado será um golpe de pá a menos na vida de quem você quer apoiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário